NA ACNE DEVE-SE SABER A CAUSA

JOVEM FORTE

13 de junho de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: O ORGANISMO DO INDIVÍDUO QUE APRESENTA DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA ESTÁ COMPROMETIDO

COM ATEROSCLEROSE SISTÊMICA, OU SEJA, ATEROSCLEROSE GENERALIZADA.

A doença arterial periférica é um sinalizador de aterosclerose sistêmica. A maioria dos pacientes que apresentam doença arterial periférica, geralmente também apresenta doença arterial coronariana. Já os que têm doença arterial obstrutiva periférica podem também apresentar infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico e morte cardiovascular. Pacientes com doença arterial periférica, sem evidências clínicas de doença arterial coronariana têm o mesmo risco relativo de morte por causas cardíacas ou cerebrovasculares como aqueles com diagnóstico de doença arterial coronariana prévia, de acordo com a natureza sistêmica da doença. 
Os mesmos fatores de risco que contribuem para doença arterial coronariana e doença cerebrovascular também podem levar ao desenvolvimento da doença arterial obstrutiva periférica. Devido à alta prevalência da falta de sintomas da doença arterial periférica e porque apenas uma pequena percentagem de pacientes com doença arterial obstrutiva periférica apresenta a clássica claudicação (mancar), a doença arterial periférica é subdiagnosticada e, portanto, não tratada. Os profissionais de saúde podem ter dificuldade em distinguir doença arterial obstrutiva periférica de outras doenças que afetam os membros inferiores, tais como a artrite, a estenose espinal ou a doença venosa. Para essa avaliação, a definição de doença arterial periférica é a aterosclerose da aorta e das artérias ilíacas e das artérias dos membros inferiores. 
A doença arterial periférica é uma manifestação de aterosclerose sistêmica, sendo, portanto, associada à significativa morbidade e mortalidade. A maioria dos pacientes com doença arterial obstrutiva periférica geralmente têm doença arterial coronariana concomitante, e um grande problema de morbidade e mortalidade, está relacionada ao infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico ou morte cardiovascular. De fato, em uma série de 1000 angiografias (exame que usa contraste para se observar estreitamentos das artérias) coronárias de pacientes que estavam sob observação para cirurgia de aneurisma da aorta abdominal, da carótida, da doença arterial coronariana ou doença arterial periférica, apenas 8% demonstrou artérias coronárias normais. Observou-se também que os pacientes com doença arterial obstrutiva periférica, mas sem evidências clínicas de doença arterial coronariana têm o mesmo risco relativo de morte por causas cardíacas ou cerebrovasculares como aquelas cujo principal diagnóstico é de doença arterial coronariana, o que é consistente com a natureza sistêmica da doença. 
Além disso, a doença arterial periférica está associada à depressão, a uma profunda redução da capacidade funcional (alterações do equilíbrio, da mobilidade, etc), e má qualidade de vida no geral. Notadamente, os pacientes com doença arterial periférica, já exibem um grande declínio da capacidade funcional, possuem maior risco de perda da mobilidade, e têm um maior risco para mortalidade cardiovascular. Os mesmos fatores de risco que contribuem para a doença cerebrovascular e doença arterial coronariana, tais como idade avançada, hipertensão, hiperlipidemia, diabetes mellitus tipo 2 e história prévia ou atual de tabagismo, também levam ao desenvolvimento de doença arterial obstrutiva periférica. Os fatores de risco adicionais que foram associados à doença arterial periférica incluem doença renal crônica, níveis séricos baixos de hidroxi-vitamina D, e a presença de vários marcadores inflamatórios, como a homocisteína, proteína C-reativa, beta-2- microglobulina e cistatina C. 
A doença arterial periférica é subdiagnosticada, devido à falta de formação educacional sobre a doença arterial periférica durante o curso de medicina e de formação médica na pós-graduação, e a alta prevalência da doença assintomática. Excelentes modalidades de imagem não invasivas estão disponíveis para ajudar o clínico no diagnóstico e no tratamento da doença arterial obstrutiva periférica.



Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. A doença arterial periférica é um sinalizador de aterosclerose sistêmica...
http://aterosclerose.blogspot.com 

2.
A definição de doença arterial periférica é a aterosclerose da aorta e das artérias ilíacas e das artérias dos membros inferiores...
http://colesteroltriglicerides.blogspot.com

3.
Os fatores de risco adicionais que foram associados à doença arterial periférica incluem doença renal crônica, níveis séricos baixos de hidroxi-vitamina D, e a presença de vários marcadores inflamatórios... 
http://aterosclerose.blogspot.com 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Hertzberg Fellow em Medicina Vascular e imagem, o Monte Sinai School of Medicine, Nova Iorque, NY; Mitchell Weinberg D., MD Companheiro Cardiologia Intervencionista, Mount Sinai School of Medicine, Nova Iorque, NY; Jeffrey W. Olin, Professor de Medicina (Cardiologia), Diretor de Medicina Vascular, Zena e do Instituto Cardiovascular Michael A. Wiener, Marie-José e Henry R. Kravis Center for Cardiovascular Health, Mount Sinai Medical Center, New York, NY-Atuou como consultor para a Bristol-Myers Squibb Company; Genzyme Corporation, a Merck & Co.Inc.; sanofi-aventis; Bryony Mearns, PhD-Editor Chefe, Cardiologia Nature Reviews ;Charles Vega P., MD-Professor Associado e Diretor de Residência do Departamento de Medicina Familiar, Universidade da Califórnia em Irvine; Nafeez Zawahir, MD-CME Diretor Clínico, Medscape, LLC; Sarah Fleischman-CME Program Manager, Medscape, LLC- Publicado em: 01/01/1970; Cardiol Rev Nat. 2011, 8 (7) :1-14. © 2011 Grupo Nature Publishing.









Contato:
Fones: (11)5572-4848/(11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio

http://drcaiojr.site.med.br 
http://dracaio.site.med.br 

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br 
www.clinicavanderhaagen.com.br 


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.


Seguir no Google Buzz