NA ACNE DEVE-SE SABER A CAUSA

JOVEM FORTE

29 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: ATEROSCLEROSE; CÂIMBRAS UM MAL FREQUENTE DE MUITOS MOTIVOS DIFERENTES,

ENCONTRADOS EM DOENÇAS GRAVES COMO DE ORIGEM VASCULAR (POR UMA ISQUEMIA LOCAL), NEUROMUSCULAR (POR UMA MIOPATIA ALCOÓLICA) OU DE ORIGEM METABÓLICA (INTOXICAÇÃO POR CAFEÍNA, HIPOGLICEMIAS, INTOXICAÇÃO POR COLCHICINA, ETC.), ACIMA DOS 60 ANOS, CÂIMBRAS FREQUENTES PODEM SER SINAIS DE ATEROSCLEROSE, COM DIMINUIÇÃO DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA PARA DETERMINADO GRUPAMENTO MUSCULAR POR OBSTRUÇÃO DO FLUXO DE SANGUE POR PLACAS DE COLESTEROL, COLESTEROL TOTAL, COLESTEROL BOM (HDL) E  MUITO MAIS COLESTEROL RUIM (LDL), E MUITO MAIS CAUSAS CORRIQUEIRAS QUE LEVAM A UMA DOR LANCINANTE E DESAGRADÁVEL.

A causa básica das câimbras seria uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta normalmente é causada por uma falta de magnésio e cálcio, ou também a gravidez, ou uma atividade física vigorosa,... As causas mais comuns das câimbras são a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como câimbras de calor. Se as câimbras aparecem esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada "câimbras do esportista", que podem ser causadas por excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares. Mas as causas das câimbras também podem ser de origem vascular (por uma isquemia local), neuromuscular (por uma miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por colchicina, etc...).
Câimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Ocorrem principalmente nos braços e pernas. Câimbras são espasmos doloridos que afetam principalmente os músculos das pernas e dos pés. Uma câimbra geralmente desaparece após alguns minutos. No entanto, a massagem e o alongamento podem acelerar a sensação de alívio e certos tipos de alimentos tais como: banana, damasco, nozes, semente de girassol ou de frutas cítricas (laranja, morango, kiwi, limão, abacaxi, tangerina, mexerica) também ajudam a prevenir a ocorrência de câimbras futuras por serem ricos em potássio, isto a Nutrição pode fazer por você. A cafeína e a nicotina constrição dos vasos sanguíneos, diminuindo assim a circulação para os músculos e contribuindo para o aparecimento de câimbras. As pessoas que têm aumento do colesterol total, aumento do mal colesterol (LDL), aumento de triglicérides, têm um agravamento do problema, sinais de aterosclerose. Em pessoas acima dos 60 anos, câimbras frequentes podem ser sinais de aterosclerose, com diminuição da circulação sanguínea para determinado grupamento muscular por obstrução do fluxo de sangue por placas de colesterol, colesterol total, colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL) . 
Dentre as pessoas com maiores chances de sofrerem de câimbras nas pernas estão os atletas, que queimam suas reservas de glicogênio através da atividade física intensa e perdem potássio e sal através da transpiração excessiva; indivíduos em tratamento para hipertensão arterial ou pressão alta, diabetes mellitus, que estejam tomando medicamentos bloqueadores dos receptor - Beta ou alguns diuréticos, que aumentam a eliminação de potássio; e mulheres nos últimos meses de gravidez, que também eliminam grandes quantidades de potássio na urina. Pessoas acamadas ou que permanecem sentadas por longos períodos de tempo geralmente sofrem de câimbras nas pernas. Algumas pessoas acordam durante a noite com a contração dos músculos da perna; outras sofrem com uma sensação de dor perturbadora, que nós médicos denominam de “Síndrome do Cansaço nas Pernas”. Alguns remédios que afetam o sistema nervoso central podem causar este problema. Em alguns casos, medicamentos podem ajudar ou levantar, mudar de posição pode proporcionar algum alívio. Além das medidas dietéticas, os exercícios físicos regulares para tonificar os músculos e a melhora da circulação é um grande aliado contra as câimbras. Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. 
Essa normalmente é causada por: Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço); desidratação (atenção para quem usa diurético); alterações hidroeletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e Magnésio; gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo); como autoproteção após uma fratura óssea, por exemplo; alterações metabólicas como diabetes mellitus, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia ou hiperglicemia; doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias); longos períodos de inatividade, sentado em posição inadequada; alterações estruturais como pé chato e o genu-recurvatum (hiperextensão do joelho); insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática; sinais de aterosclerose, deficiência de vitamina B1, B5 e B6; anemia. Como se pode observar existe muitos problemas subjetivos e outros muito objetivos, que levam o ser humano a uma dor angustiante breve, mas que podem ser minorado com uma boa nutrição terapêutica.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Algumas pessoas acordam durante a noite com a contração dos músculos da perna...
http://metabolismocontrolado.blogspot.com 
2. As pessoas que têm aumento do colesterol total, aumento do mal colesterol (LDL), aumento de triglicérides, têm um agravamento do problema...
http://aterosclerose.blogspot.com 

3. A causa básica das câimbras seria uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos... 
http://aterosclerose.blogspot.com 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 
Referências Bibliográficas:
BARBANTI, Valdir J. Aptidão física um convite à saúde. São Paulo: Editora Manole   FOX, Merie L, KETEYIAN, Stevean J. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Traduzido por Giuseppe Tarant. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,   GALI, Julio C. Lesões musculares.  GUYTON, Arthur C. Fisiologia humana. Traduzido por Charles Alfred Esberard. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,   GUYTON, Arthur C, HALL, John, MAUGHAN, Ron, GLEESON, Michael, GREENHAFF, Paul. Bioquimica do Exercício e treinamento. Traduzido por Elisabeth de Oliveira e Marcos Ikeda. São Paulo: Ed. Manole,   MCARDLE, WILLIAM D.: KATCH, Frank I. e KATCH, Victor I: Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio de Janeiro. Guanabara Kooagan. 
  







Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br
http://dracaio.site.med.br 

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br 
www.clinicavanderhaagen.com.br
 
Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17



Creative Commons License