NA ACNE DEVE-SE SABER A CAUSA

JOVEM FORTE

29 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: ATEROSCLEROSE; CÂIMBRAS UM MAL FREQUENTE DE MUITOS MOTIVOS DIFERENTES,

ENCONTRADOS EM DOENÇAS GRAVES COMO DE ORIGEM VASCULAR (POR UMA ISQUEMIA LOCAL), NEUROMUSCULAR (POR UMA MIOPATIA ALCOÓLICA) OU DE ORIGEM METABÓLICA (INTOXICAÇÃO POR CAFEÍNA, HIPOGLICEMIAS, INTOXICAÇÃO POR COLCHICINA, ETC.), ACIMA DOS 60 ANOS, CÂIMBRAS FREQUENTES PODEM SER SINAIS DE ATEROSCLEROSE, COM DIMINUIÇÃO DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA PARA DETERMINADO GRUPAMENTO MUSCULAR POR OBSTRUÇÃO DO FLUXO DE SANGUE POR PLACAS DE COLESTEROL, COLESTEROL TOTAL, COLESTEROL BOM (HDL) E  MUITO MAIS COLESTEROL RUIM (LDL), E MUITO MAIS CAUSAS CORRIQUEIRAS QUE LEVAM A UMA DOR LANCINANTE E DESAGRADÁVEL.

A causa básica das câimbras seria uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta normalmente é causada por uma falta de magnésio e cálcio, ou também a gravidez, ou uma atividade física vigorosa,... As causas mais comuns das câimbras são a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como câimbras de calor. Se as câimbras aparecem esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada "câimbras do esportista", que podem ser causadas por excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares. Mas as causas das câimbras também podem ser de origem vascular (por uma isquemia local), neuromuscular (por uma miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por colchicina, etc...).
Câimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Ocorrem principalmente nos braços e pernas. Câimbras são espasmos doloridos que afetam principalmente os músculos das pernas e dos pés. Uma câimbra geralmente desaparece após alguns minutos. No entanto, a massagem e o alongamento podem acelerar a sensação de alívio e certos tipos de alimentos tais como: banana, damasco, nozes, semente de girassol ou de frutas cítricas (laranja, morango, kiwi, limão, abacaxi, tangerina, mexerica) também ajudam a prevenir a ocorrência de câimbras futuras por serem ricos em potássio, isto a Nutrição pode fazer por você. A cafeína e a nicotina constrição dos vasos sanguíneos, diminuindo assim a circulação para os músculos e contribuindo para o aparecimento de câimbras. As pessoas que têm aumento do colesterol total, aumento do mal colesterol (LDL), aumento de triglicérides, têm um agravamento do problema, sinais de aterosclerose. Em pessoas acima dos 60 anos, câimbras frequentes podem ser sinais de aterosclerose, com diminuição da circulação sanguínea para determinado grupamento muscular por obstrução do fluxo de sangue por placas de colesterol, colesterol total, colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL) . 
Dentre as pessoas com maiores chances de sofrerem de câimbras nas pernas estão os atletas, que queimam suas reservas de glicogênio através da atividade física intensa e perdem potássio e sal através da transpiração excessiva; indivíduos em tratamento para hipertensão arterial ou pressão alta, diabetes mellitus, que estejam tomando medicamentos bloqueadores dos receptor - Beta ou alguns diuréticos, que aumentam a eliminação de potássio; e mulheres nos últimos meses de gravidez, que também eliminam grandes quantidades de potássio na urina. Pessoas acamadas ou que permanecem sentadas por longos períodos de tempo geralmente sofrem de câimbras nas pernas. Algumas pessoas acordam durante a noite com a contração dos músculos da perna; outras sofrem com uma sensação de dor perturbadora, que nós médicos denominam de “Síndrome do Cansaço nas Pernas”. Alguns remédios que afetam o sistema nervoso central podem causar este problema. Em alguns casos, medicamentos podem ajudar ou levantar, mudar de posição pode proporcionar algum alívio. Além das medidas dietéticas, os exercícios físicos regulares para tonificar os músculos e a melhora da circulação é um grande aliado contra as câimbras. Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. 
Essa normalmente é causada por: Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço); desidratação (atenção para quem usa diurético); alterações hidroeletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e Magnésio; gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo); como autoproteção após uma fratura óssea, por exemplo; alterações metabólicas como diabetes mellitus, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia ou hiperglicemia; doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias); longos períodos de inatividade, sentado em posição inadequada; alterações estruturais como pé chato e o genu-recurvatum (hiperextensão do joelho); insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática; sinais de aterosclerose, deficiência de vitamina B1, B5 e B6; anemia. Como se pode observar existe muitos problemas subjetivos e outros muito objetivos, que levam o ser humano a uma dor angustiante breve, mas que podem ser minorado com uma boa nutrição terapêutica.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Algumas pessoas acordam durante a noite com a contração dos músculos da perna...
http://metabolismocontrolado.blogspot.com 
2. As pessoas que têm aumento do colesterol total, aumento do mal colesterol (LDL), aumento de triglicérides, têm um agravamento do problema...
http://aterosclerose.blogspot.com 

3. A causa básica das câimbras seria uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos... 
http://aterosclerose.blogspot.com 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 
Referências Bibliográficas:
BARBANTI, Valdir J. Aptidão física um convite à saúde. São Paulo: Editora Manole   FOX, Merie L, KETEYIAN, Stevean J. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Traduzido por Giuseppe Tarant. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,   GALI, Julio C. Lesões musculares.  GUYTON, Arthur C. Fisiologia humana. Traduzido por Charles Alfred Esberard. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,   GUYTON, Arthur C, HALL, John, MAUGHAN, Ron, GLEESON, Michael, GREENHAFF, Paul. Bioquimica do Exercício e treinamento. Traduzido por Elisabeth de Oliveira e Marcos Ikeda. São Paulo: Ed. Manole,   MCARDLE, WILLIAM D.: KATCH, Frank I. e KATCH, Victor I: Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio de Janeiro. Guanabara Kooagan. 
  







Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br
http://dracaio.site.med.br 

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br 
www.clinicavanderhaagen.com.br
 
Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17



Creative Commons License


7 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: NA MEIA IDADE O RISCO CARDIOVASCULAR ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: NA MEIA IDADE O RISCO CARDIOVASCULAR DEVIDO À HIPERTENSÃO ARTERIAL, DIABETES, QUEDA DO BOM COLESTEROL (HDL-COLESTEROL), AUMENTO DO MAL COLESTEROL (LDL-COLESTEROL), AUMENTO DO COLESTEROL TOTAL, AUMENTO DOS TRIGLICÉRIDES, SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL, ESTÃO ASSOCIADOS À PROBLEMAS DE ANTECIPAR COMPROMETIMENTOS DE COGNIÇÃO (RACIOCÍNIO, MEMÓRIA, FLUÊNCIA FONÉTICA, FLUÊNCIA SEMÂNTICA E O VOCABULÁRIO).

ATEROSCLEROSE
DEVIDO À HIPERTENSÃO ARTERIAL, DIABETES, QUEDA DO BOM COLESTEROL (HDL-COLESTEROL), AUMENTO DO MAL COLESTEROL (LDL-COLESTEROL), AUMENTO DO COLESTEROL TOTAL, AUMENTO DOS TRIGLICÉRIDES, SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL, ESTÃO ASSOCIADOS À PROBLEMAS DE ANTECIPAR COMPROMETIMENTOS DE COGNIÇÃO (RACIOCÍNIO, MEMÓRIA, FLUÊNCIA FONÉTICA, FLUÊNCIA SEMÂNTICA E O VOCABULÁRIO).

O aumento do risco cardiovascular na meia-idade está relacionado ao declínio cognitivo acelerado que começam a surgir uns 10 anos após o aparecimento do risco cardiovascular, segundo pesquisas atuais. Os resultados sugerem um perfil cardiovascular adverso, determinado na meia-idade, prevendo um declínio cognitivo antecipadamente. As maiorias dos fatores de risco de doença cardiovascular resultam em mudanças progressivas nos vasos sanguíneos, incluindo os do cérebro, onde a redução do fluxo sanguíneo para o cérebro pode causar dano cerebral e levar a déficits cognitivos. No início do estudo, os indivíduos tinham uma idade média de 55 anos e estavam livres de doença cardiovascular. O perfil do risco cardiovascular é uma ferramenta desenvolvida recentemente com o objetivo de avaliar o impacto conjunto de fatores de risco cardiovascular no risco de desenvolver não apenas um tipo de problema cardiovascular, mas qualquer outra doença cardiovascular, como o acidente vascular cerebral, a doença arterial periférica, a insuficiência cardíaca, etc. Foi feita uma avaliação com a finalidade de prever o risco em indivíduos de ter um problema cardiovascular, levando em consideração a idade, o sexo, o bom colesterol (HDL-colesterol), colesterol total, pressão arterial sistólica, tabagismo, diabetes e estilo de vida. A função cognitiva foi avaliada no início da avaliação, com 5 anos de avaliação e novamente com 10 anos após o início da avaliação, por meio de testes de raciocínio, memória, fluência fonética, fluência semântica e o vocabulário. Com os indivíduos ajustados pela idade e sexo, foi descoberto que para cada aumento de 10% no risco cardiovascular foi associado com uma diminuição mensurável na performance cognitiva em todos os domínios cognitivos do início da avaliação aos 10 anos, no término da avaliação, em homens e mulheres. Por exemplo, cada aumento de 10% no risco de doença cardiovascular foi estatisticamente associada a reduções significativas de 2,8% na pontuação da memória para homens e uma diminuição de 7,1% para as mulheres.
Nos indivíduos, após ajuste para idade, etnia, estado civil, e educação, o aumento de 10% no risco cardiovascular foi associado com pior performance cognitiva em todos os domínios, exceto para o raciocínio dos homens e fluência em mulheres. Em vários indivíduos ajustados, maior risco cardiovascular foi associado com um declínio correspondente a 10 anos da função cognitiva global em homens e mulheres. Estes efeitos cardiovasculares não são sutis, no contexto geral. Entre os fatores de risco para a doença cardiovascular, como a hipertensão arterial sistêmica, o diabetes, a hiperlipidemia, a história familiar de infarto agudo do miocárdio precoce, ou o acidente vascular cerebral, todas estas alterações no conjunto elevam os fatores de risco. A boa notícia é que os dados sugerem que o tratamento da hipertensão arterial sistêmica e do colesterol elevado, quando os pacientes estão em torno dos 50 anos podem retardar o declínio cognitivo. Com a utilização de medicamentos anti-hipertensivos durante os 10 anos de seguimento associação entre o risco de doenças cardiovasculares iniciais e os 10 anos de declínio cognitivo se torna enfraquecido.
Estritamente falando, a função cognitiva teve um declínio mais lento. Ainda não está claro se os danos vasculares no cérebro podem, em algum momento, serem desfeitos, mas eventualmente minorado. Controlar a pressão arterial elevada, o diabetes e o colesterol alto podem reverter a aterosclerose. Se pode esperar a reversão da aterosclerose ou a estabilização de declínio cognitivo, mas não está claro, se nós podemos esperar uma reversão do declínio cognitivo, por isso se deve prevenir sempre.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1.O aumento do risco cardiovascular na meia-idade está relacionado ao declínio cognitivo acelerado que começa a surgir uns 10 anos após o aparecimento do risco cardiovascular... 
http://metabolismocontrolado.blogspot.com 

2. A maioria dos fatores de risco de doença cardiovascular resultam em mudanças progressivas nos vasos sanguíneos, incluindo os do cérebro, onde a redução do fluxo sanguíneo para o cérebro pode causar dano cerebral e levar a déficits cognitivos...
http://aterosclerose.blogspot.com

3. Se pode esperar a reversão da aterosclerose ou a estabilização de declínio cognitivo, mas não está claro, se nós podemos esperar uma reversão do declínio cognitivo...
http://aterosclerose.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Sara Kaffashian, MSc, do INSERM, o Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, em Paris – Fr, Academia Americana de Neurologia 63a Reunião Anual em Honolulu, Havaí – USA, Richard Lipton, MD, diretor da Divisão de Envelhecimento e Demência no Albert Einstein de Nova York Medical College, em Nova York – USA .








Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br 


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17
Seguir no Google Buzz